O blog Modus Vivendi é um site cultural que tem como única intenção compartilhar o acervo musical que o blogger possui com pessoas interessadas em música. As publicações deste site são apresentadas nas formas de postagem de discos individuais, através de postagens temáticas, ou coletâneas de discos montadas pelo blog. As imagens utilizadas para ilustrar os artigos e postagens são, na maioria das vezes, extraídas da internet. Caso alguém ou algum artista se sinta ofendido com a divulgação de discos, imagens e comentários, por favor entre em contato com o blogger Modus Vivendi pelo e-mail modusvivendiblogspot@gmail.com que o conteúdo será removido do site.

The Modus Vivendi blog is a cultural site whose the only intention is to share the music collection of the blogger with people interested in music. The site publications are presented in forms of posting of individual albuns, through thematic posts, or albuns collections mounted by the blog. The images used to illustrate the articles and albuns displayeds are most often taken from the internet. If someone or some artist feels offended by the disseminating of records, images and comments, please contact the blogger Modus Vivendi by the e-mail modusvivendiblogspot@gmail.com that content will be removed from the site.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

BR Solists 1


Grandes solistas da música instrumental brasileira - Parte 1 / Great solists of brazilian instrumental music - Part 1


[Portugues] A chamada música instrumental brasileira teve como período mais fecundo entre os anos de 1980 e 1995, quando foram produzidos dezenas de disco fantásticos repletos de criatividade, tendo como ponto em comum a comunhão das diversas expressões músicais brasileiras e a linguagem do jazz. A seguir, posto comentários, música e discos de quatro ótimos exemplos desse período. 

[English] The call brazilian instrumental music had the most fruitful period between the years 1980 and 1995, when they were produced dozens of fantastic disc full of creativity, in a communion of diverse expressions of Brazilian music and the language of jazz. Then, post reviews, music discs and four great examples of this time.

Amilson Godoy / Dominguinhos

[P] Este ótimo disco de tecladista paulista Almison Godoy de 1989 foi um importante lançamento da música instrumental brasileiro nos anos 80. Com uma banda de peso, contou com nomes como Dominguinhos, Arismar do Espírito Santo e Oswaldinho da Cuíca entre outros grandes instrumentistas. O exemplo abaixo, a música de abertura do disco, chamado "Um abraço, Seu Domingos" mostra a grande parceria de Dominguinhos no acordeon e Amilson Godoy no teclado em uma gravação histórica. 
 
[E] This great disc from keyboardist Amilson Godoy of 1989 was an important launch of Brazilian instrumental music in the 80s. with a weight band, told with names like Dominguinhos, Arismar do Espirito Santo, Oswaldinho da Cuíca among other great musicians. The example below, is the opening song of the long play call "Um abraço, Seu Domingos" shows the great partnership of Dominguinhos in accordion and the keyboarder Amilson Godoy at a historic record.



Cândido Serra

[PBanda Paulistana foi um disco lançado em 1984 e composta por um excelente time de músicos como Cândido Serra, Roberto Sion, Carlos Bala, Nico Assunção e Paulo Calasans. O disco tem como principal personagem o guitarrista curitibano Cândido Serra, responsavel por todas as composições do disco e arranjos, este último em parcerias com o baixista Nico Assupção. O disco da Banda Paulistana nos anos 80 teve uma distribuição pequena, e hoje os originais em LP são de difícil aquisição. Felizmente correm pela internet versões digitais do Long Play para deleite dos aprecisadores desse período instrumental no Brasil. Na música "Insinuante" é possível escutar um ótimo solo do guitarrista.

[EBanda Paulistana was a record released in 1984 and comprised an excellent team of musicians like Candide Serra, Roberto Sion, Carlos Bala, Nico Assunção and Paulo Calasans. The main musician of the album is the guitarist from Curitiba, Cândido Serra. He is responsible for all compositions and arrangements of the disc, this last in partnership with bassist Nico Assupção. The disc Banda Paulistana in the 80s had a small distribution, and today the original LP are very difficult to acquire. Fortunately run by internet digital versions of the Long Play to the delight for those who enjoyed this period of instrumental in Brazil. In the song "Insinuante" You can hear a great guitar solo.



Serginho Trombone

[PMúsico auto de data, um dos grandes expoentes do trombone brasileiro, com um vasto currículo como arranjador, instrumentista e compositor, ao longo da carreira produziu apenas um disco solo, Acev Elegance de 1991. Este disco tem belas composições e interpretações de Serginho, como o solo no exemplo abaixo, uma bela versão de "Maracangalha" de Dorival Caymmi.

[ESelf-taught musician, one of the great exponents of Brazilian trombone, with a vast experience as arranger, instrumentalist and composer, Throughout his career produced only one solo album, Acev Elegance from 1991. This disc has beautiful compositions and very nice interpretations of serginho, as the sample below a nice version of "Maracangalha" by Dorival Caymmi.



Sivuca 

[PA última postagem dessa sequencia de grandes solistas da música instrumental brasileira fica com o fundamental Sivuca em um dos excelentes discos, Som Brasil gravado pela Som Livre no Rio de janeiro em 1985, disco bem alinhado ao momento instrumental dos anos 80. Um dos instrumentistas brasileiros de maior projeção internacional, tem uma vasta discografia iniciada em 1951 e só finalizada em 2006 no ano de seu falecimento. Tinha como seu instrumento de expressão o acordeon, no entanto, fazia incursões na guitarra. Mas uma característica que marcou o estilo do músico foi o uso da voz em sintonia com o acordeon e mesmo com a guitarra, como mostrado no solo abaixo em Submarine for Sale de Ulf Peder Olrog.

[EThe last post of this sequence of great soloists of instrumental music is the fundamental Sivuca in one of the excellent albums, Som Brasil recorded by Som Livre in Rio de Janeiro in 1985, and well aligned at isntrumental 80s. One of the Brazilian musicians with most international projection, has extensive discography began in 1951 until 2006, year of his death. He had as his instrument of expression the accordion, however, was making inroads on guitar.But one feature that marked the style of the musician was the use of the voice in tune with the accordion and even with the guitar, as shown below ground in Submarine for Sale Ulf Peder Olrog.




Discos / Álbuns


Amilson Godoy - Link: Mega    decryption key: !ZlU6WWuQDuwa0Zf2eSkHx-zKzIiaGjFTbRH-w5p6WZ0

Cândido Serra - Link: Mega   decryption key: Bd5MCtvDuvVHGtgdHEuTFrzuwyNblPF60EVGkj1LbGY

Serginho Trombone - Link: Mega    decryption key: !IIE5rABeipR7IVUZgUCO-xfxmnmKHR3N2X5e7LY0zQQ 

Sivuca - Link: Mega    decryption key: !ZjzfouSveaAtFkobU9tgDgZm0dYV5nF-47P2XzS2tss 








Nenhum comentário: